quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Reportagem: " Rir pode aumentar as chances de sucesso da fertilização in vitro? "

Essa semana recebi de uma amiga do Fórum E-Family o link de uma Reportagem sobre o asunto acima e resolvi colocar aqui:
(http://www.marilianews.net/noticia/rir-pode-aumentar-as-chances-de-sucesso-da-fertilizacao-in-vitro/ )

" Rir pode aumentar as chances de sucesso da fertilização in vitro?

0,,43307951,00
Um estudo israelense mostrou que a visita de médicos vestidos de palhaços logo após a implantação dos embriões aumenta a probabilidade de gravidez em até duas vezes.
O ditado popular diz que rir é o melhor remédio, mas será que isso também vale para a fertilização in vitro? Um novo estudo israelense quer provar que sim. Segundo divulgou a revista norte-americana Time, a pesquisa foi feita com 229 mulheres em tratamento de fertilização e mostrou que uma visita de médicos-palhaços durante 15 minutos logo depois de colocar os embriões fecundados aumentaria a chance de gravidez de 20% para 36%.

Quando os pesquisadores analisaram a idade da mãe, a natureza e a duração de sua infertilidade, o número de embriões usados e o dia em que foram colocados no útero, perceberam que a probabilidade de sucesso na fertilização é 2,67 maior em mães que experimentaram a risada terapêutica, em comparação às que estavam no grupo de controle.

O objetivo do estudo era justamente diminuir o nível de estresse e trazer benefícios fisiológicos para as futuras mães. Os resultados sugerem que as visitas cômicas de médicos vestidos de palhaços ajudam as mulheres a relaxarem durante o tratamento, o que pode levar os embriões a se acomodarem com mais facilidade no útero.
De acordo com Eduardo Motta, especialista em reprodução humana da Clínica Huntington, em São Paulo, de fato o estresse interfere no sucesso da fertilização in vitro. “Ele libera substâncias que contraem o útero e diminuem as proteínas que servem de adesão para os embriões no útero”. Ainda assim é difícil confiar plenamente neste tipo de pesquisa. O que ela mostra é a necessidade de deixar a mulher que faz este tratamento mais relaxada. “Não acho que seja uma fórmula mágica.” Para o especialista, o segredo está em diminuir o estresse da mulher. "


Até que o estudo é interessante.
Durante a FIV, é quase impossível se manter desestressada. São muitas emoções conflitantes, muitos hormônios, ficamos muito sensíveis, são muitos altos e baixos,....

Assim como foi falado, eu também acredito que o estresse poderia influenciar no processo de implantação do embrião, pois muitos estudos já comprovaram a inter-relação entre o estresse e todo o funcionamento do nosso corpo.

Porém, creio que pessoas vestidas de palhaço não iriam me desetressar.
Até que eu ia rir um bocado, se visse o meu médico, logo após a transferência, entrando no meu quarto fazendo palhaçada!Imaginem só! Valeria pela cena hilária!rsrsrsrs

Mas acho que o estresse no dia da transferência poderia ser melhor controlado de outras formas, como com uma visita de uma psicóloga antes de ir para o centro cirúrgico, ou com uma sessão de acupuntura.
Eu fiz acupuntura no dia de todas as minhas duas transferências, e também farei na minha próxima.
Cheguei na clínica uma pilha de nervos, e depois da sessão de acupuntura, eu me senti mais serena.

Bom... de qualquer jeito fica a dica!!! Quem sabe na próxima eu não peça pro maridão fazer uma palhaçada qualquer.... rsrsrsrsrs
Beijinhos!

4 comentários:

  1. Pode deixar as palhaçadas por minha conta! Te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então já vai pensando em uma aí amor!!! rsrsrss Tb te amo muito! Bjos!

      Excluir
  2. Oi Re... já dizia o ditado, melhor rir do que chorar, em todos os casos. E isso aqui me ajuda a rir e renovar as minhas forças. Estamos juntas e vai dar certo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio Bruna. Como dizem Rir é o melhor remédio!! Se Deus quiser dará tudo certo para nós!

      Excluir