domingo, 21 de janeiro de 2018

Ser mãe...

Nunca pensei que a tarefa de ser mãe seria tão difícil...

Logo eu que achava que já entendia da bagaça toda... kkkk...mal sabia eu o que estava por vir....
É um eterno aperta e solta...
Dificil pra caramba!!

Você enlouquece a cada dia... de paixão.. de amor... de doideira... de culpa... de cobrança... e por não se achar nunca boa o bastante...
Quando vc acha que tá dominando o jogo, o jogo muda.. as regras mudam... e aí você volta a condição de principiante novamente...kkk... e se sente o cocô do cavalo do bandido como mãe!!!

As fases das crianças mudam mais rápido que a velocidade da luz... e você fica igual a uma louca da novela das oito tentando descobrir como lidar com a nova fase que até ontem nem existia...

Suas certezas se transformam em dúvidas... e suas expectativas vão por água abaixo... te esfregando na cara tudo que você disse que não faria e faz....
A calma tibetana que você prometeu que teria fica só no plano dos sonhos...kkk
E muitas vezes mesmo que você não queira, a histeria toma conta e quando você vê tá lá nos berros e gritos....
No inicio você reluta e luta... e depois você se aceita... imperfeita como você é... e assume que você pode e deve ter empatia primeiramente com você!!!

Esse papel de mãe é complexo... complicado... e profundo!!!

Ao mesmo tempo que você quer ficar de chameguinho com as crias... tem horas que você quer atacar de Forrest Gump e só parar de correr quando estiver bem longe de todos!!!

Sente saudade da vida calma e sem cobranças que tinha... mas não consegue ficar longe dos pequenos por nem um minuto.... e nem lembra direito como que um dia sobreviveu sem ter eles ao seu lado!
Fica babando quando as crias dormem... Olha cada detalhe deles, observando como são perfeitos...

E o amor...
Ah... esse amor transborda e inunda todo o seu ser!!!
Nada no mundo é maior do que esse amor!!!
É um sentimento enraizado... genuíno... e que sobressalta a tudo!!

E vamos que vamos nessa maravilhosa loucura!!!
Aprendendo a cada dia... descobrindo novas aventuras!!!

Amo vcs meus filhos!!



segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dicas para os primeiros dias cuidando de gêmeos

Oie....

Ok..ok... não pude cumprir o prometido... mas tivemos alguns contratempos por aqui... férias escolares... viagem... e uma internação de urgência do Lucas por causa de um furunculo infeccionado no joelho ( assunto para um outro post... ), mas graças a Deus o pequeno se recuperou... as aulas voltaram... e eu estou tentando voltar a rotina e então voltar ao prometido...voltar a escrever semanalmente...

Então... surgiu a dúvida: Por onde retomar? O que escrever primeiro?
Aí uma amiga que fiz nesse mundo blogueiro, a Gaby, que está internada segurando um pouco mais a duplinha dela no forninho, me escreveu pedindo que eu fizesse um post sobre dicas nos primeiros dias cuidando de gêmeos e então vamos lá.......



1- A dica principal é : MANTENHA UMA ROTINA

Com dois bebês em casa necessitando de cuidado, de carinho e atenção.... se você não estabelecer uma rotina você vai pirar na batatinha....

Têm que ter a hora do banho... das mamadas... do banho de sol.... tudo certinho...

Aqui como os meninos ficaram internados 20 dias na UTI, acabamos seguindo a sequência e a rotina que já tinham no hospital

De 3 em 3 horas seguíamos a mesma sequência:

1º Troca de fralda - Trocávamos as fraldas deles antes de cada mamada, dessa forma diminuíamos a chance de choro porque a fralda estava cheia de xixi.... e só trocavamos a fralda entre uma mamada e outra, caso tivessem feito cocô....
2º Mamadas- não amamentei eles em livre demanda e não me arrependo...Só quem tem gemelares sabe o quanto cansativa é a rotina dupla... e amamentar suga muito sua energia e você ainda tem que ter muita força para o dia e noite intensos... então eles mamavam de 3 em 3 horas dia e noite... mas só de 3 em 3 horas... no início em casa, mesmo já acostumados com a rotina da UTI, eles choravam entre uma mamada e outra parecendo que estavam com fome, mas como mamavam muito bem na hora das mamadas acho que era mesmo cólica ( vou falar um pouquinho mais sobre cólica e mamdas mais embaixo), então nessas horas de choro eu colocava a chupeta... deva um colinho.. passeava um pouco com eles pela casa e esperava a hora da outra mamada.
3º Colocar para arrotar - Logo após as mamadas colocávamos eles para arrotar... mas como eles tinham refluxo, ficavamos pelo menos 30 minutos com eles no colo em pézinhos para evitar que vomitassem...

BANHO- O banho era sempre dado a noite, lá pelas 21:30 para relaxarem um pouco e a grande maioria das vezes era o papai que dava ... O papai dava banho no primeiro e eu pegava do banho e arrumava... e enquanto isso o papai já estava dando o banhinho do segundo...

BANHO DE SOL - sempre ficavam pegando um solzinho em cima de um colchonete em um cantinho do meu quarto lá pelas 8:30- 9:00 da manhã... 15 minutinhos de frente e 15 minutinhos de bruços...

2- ACEITE AJUDA E DIVIDA TAREFAS

Aqui pude contar com a ajuda da minha mãe nos primeiros 3 meses dos meninos e eu e meu marido compartilhamos todos os cuidados com os meninos.
Sempre digo que a única coisa que meu marido não fez foi amamentar, do resto fazia tudo. Com germelares não dá pra ter aquela história de que o pai não tem licença e precisa trabalhar, e chega em casa cansado... quando o pai chega do trabalho a mãe já está num estresse danado da rotina do dia e se ele não colocar a mão na massa e der uns minutinhos de folga para a mãe, vai ficar muito complicado... tem que entrar na dança de verdade!
Então não adianta.... papai e mamãe zumbis o dia todo.... pq sempre que o Bruno estava em casa e nas mamadas da noite eu dava peito pra um e o Bruno dava mamadeira para o outro....

A minha mãe me ajudava na hora das mamadas do dia e com as coisas da casa ( comida, lavar roupinhas, passar,.... ). Na época, eu tinha a diarista 2 vezes por semana, mas mesmo assim ela não dava conta de tanta roupinha pra lavar e passar... então minha super mãe me dava uma super bola em tudo.

Ajuda é essencial principalmente nos primeiros meses! Peça ajuda... e se programe para isso!

3- SONO

Sempre que os bebês dormirem ou se tiver alguém para olhar eles para você, DURMA!!
Gente... amamentar suga toda a sua energia... e ainda no meu caso, que nasceram prematuros e com baixo peso, o pediatara pedia para não pular nenhuma mamada da noite... então eles mamavam de 3 em 3 horas, 24 horas por dia.... então não existia dia ou noite.. existia somente intervalos entre mamadas.... Eles mamaram de 3 em 3 horas até o quinto mes de vida quando começamos a espassar as mamadas noturnas... até que com 7 meses eles já não mamavam mais a noite ( mas ainda acordavam querendo um colinho.... acordam até hoje... kkk )


4- LIVRO DE ANOTAÇÕES

Uma outra amiga blogueira, a ANA, mãe dos lindos gêmeos Manuela e Antônio me enviou um arquivo de um livro de anotações diárias para fazer com meus gêmeos e te digo que foi muito... muittooooooo útil, principalmente nos primeiros meses... lá eu anotava tudo e na hora de ir para o pediatra era só levar comigo que eu podia responder a todos os questionamentos dele...
Porque você perde a noção de quem tinha feito cocô... quem tinha mamado em que peito ou qtos ml de mamadeira cada um tinha tomado....  cansada... sem dormir... você não se lembra nem o que comeu no dia anterior, muito menos de todos os detalhes de cada um....
Quem quiser cópia do arquivo é só enviar e-mail para guiaparacegonha@gmail.com que eu envio cópia.

5- AMAMENTAÇÃO

Antes que eu seja crucificada porque dei mamadeira também para os meus filhos ou porque não amamentei no peito em livre demanda, já informo que cada caso é um caso. No meu, eu tinha dois bebês que nasceram prematuros, com baixo peso, e a orientação que segui foi dada pelos pediatras dos meus filhos tanto o da UTI quanto pelo pediatra que acompanha eles até hoje e para o meu caso deu super certo.

Como falei eu só amamentava de 3 em 3 horas, mas essa rotina seguia 24 horas por dia , dia e noite.

E eu amamentava alternadamente... o que quer dizer isso??
Exemplo: Na mamada 1, o Lu mamava peito o quanto quisesse e o Mi mamada mamadeira (ás vezes com meu leite que eu tirava na bombinha e na maioria das vezes com o complemento que no caso deles foi o Enfamil). Na mamada 2, eu trocava o Lu mamava mamadeira ( também a maioria das vezes de complemento ) e o Mi tinha o peitão todinho dele...

Esse esquema me propiciava poder dar atenção a quem estivesse no peito, tendo um contato mais calmo, sem estresse e sem correria para amamentar.
E enquanto eu dava peito para um, a minha mãe ou meu marido davam mamadeira para o outro.

E na outra mamada trocava...

Assim eles foram pegando peso... de pouquinho em pouquinho...
E outra dica que dou é antes de dar o peito para o baby, tirar um pouco do leite inicial na bombinha... assim quando o neném começa a mamar o leite que já está no seu peito é o leite mais "gordo", menos " aguado" ... dessa forma se ele cansar rápido de mamar, ele já pegou o leite que precisava.

6- CÓLICA

Lá em casa tinha a " hora do pânico"!!! kkk
Fim de tarde, lá pelas 18 horas, começava o chororô de cólica.... era uma berração só... dá muita dó dos pequenos...
Então lá pelas 17 horas eu já lanchava, tomava um banho e me preparava para os momentos de caos...kkk
Quando via que estavam com cólica seguia os seguintes passos que o pediatra orientou:
1º - colocava deitado em cima da minha barriga, o corpo a corpo aquece a barriguinha deles e costuma melhorar um pouco o incomodo
2º - caso não adiantasse, adianta e dava um banhinho morno...
3º - caso nada tivesse adiantado dava o anti-gases, que no meu caso usavamos o Milicon

E nessas horas eu usava e abusava das chupetas que pelo menos acalmava um pouco os pequenos...


E acho que é isso... pelo menos foi isso que lembrei agora, 3 anos depois....kkk
E de resto muito amor.. muito denguinho para os pequenos....
Se eu lembrar de mais alguma coisa faço outra postagem complementando....



quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Ensaio para retorno do blog....

Bommmmmm diaaaaaa no último dia de 2015!!!!

Essa semana andei pensando...  e pensando.... e pensando..... e estava com tanta saudade de voltar a escrever que decidi tentar ( pelo menos tentar) ...kkkk.... voltar a escrever no blog....
E depois de tanto tempo longe... resolve aparecer no dia 31/12....kkk.. sou eu mesma ( A LOUCA!! )

Então hoje re-inicio o blog...kkk
E agora com um co-autor... que já é o co-autor da minha vida.. meu amor, Bruno.
Com a participação da metade que me completa, com textos escritos com a visão da paternidade...

Queremos registrar alguns momentos com nossos lindos filhos para que mais tarde, possamos ler e reler e matarmos a saudade!!! Compartilhar sobre a nossa maravilhosa loucura!!kkk
Desde que nasceram queria dar continuação ao meu querido blog Guia Para Cegonha... mas a correria de uma mãe duplex não me permitiu. E assim acabei perdendo a oportunidade de registrar em forma de textos os momentos que já se passaram.
E correndo atrás do tempo perdido, aqui estamos nós!!!

Também postaremos textos interessantes sobre educação infantil, criação com amor e valores... desafios na educação de gemelares...

E sempre que eu souber de algo novo sobre infertilidade também compartilharei por aqui....

Afinal, foi assim que minha vida no blog começou...

Ainda farei algumas modificações de lay-out na página e conteúdos... mas será aos poucos...

Enfim... Estamos de volta!!!
Hoje os meninos estão com 3 anos... acabaram de completar no dia 26... Lindos.. fortes.. saudávies, esperos e sapecas DEMAIS!!!!!! Realmente PASSA MUITO RÁPIDO!! Parece que foi ontem que eu estava fazendo tratamento pra engravidar....sentindo as primeiras mexidinhas deles... vendo meus ratinhos nascerem...


Próxima postagem agora só no ano que vem!!!kkkk
E que 2016 seja um ano abençoado, cheio de coisas boas... e cheio de postagens novas!!!kkkk

E  para voltar em alto estilo....  deixo aqui um lindo vídeo da Denise Fraga, onde ela narra um texto dela, que me inspirou muito!




Muitos beijos, Rê e Bru

terça-feira, 18 de novembro de 2014

17 de novembro - Dia mundial da Prematuridade


Parabéns meus filhos!!!
Eram tão pequenos... tão magrinhos... tão indefesos e tão guerreiros! Nasceram no dia exato que completavam 7 meses na minha barriga!
Quando nasceram, me impressionei... nunca tinha visto bebês tão pequenos de perto! Lágrimas escorriam pelos meus olhos... de gratidão por Deus ter me permitido ser mãe, mesmo com tantas adversidades ... e de medo... medo de perder vocês! Mal sabia eu o quanto vcs eram fortes...
Lembro da primeira vez que vi vcs na UTI... cheio de fios, tubos, sonda, remedios... dopados... vestiam touca com espumas ao lado para segurar os tubos que ajudavam vcs a respirar... nem conseguia ver como era realmente a fisionomia de vcs.... eu, mesmo com muita dor da cesária complicada, me levantei e segurei suas mãoszinhas e vcs apertaram o meu dedo... A partir desse momento vi que vcs estavam ali e lutariam... e conseguiriam passar por tudo... vocês me acalmaram!
As coisas não aconteceram da forma como imaginei... mas tinha fé que tudo daria certo!
Não tive a alegria de recebê-los no quarto no pós parto... nem de segurá-los nos primeiros dias... muito menos de amamentá-los nos primeiros momentos... Eu recebi alta e tive que deixá-los lá longe de mim... que vazio!
Mas tive alegrias imensuráveis quando vcs engordavam cada graminha... quando conseguiram respirar sozinhos... quando mamaram a primeira vez... quando arrancaram a sonda... quando estabilizaram a saturação... 
Foram dias dificeis... a vida de um prematuro nos primeiros dias é uma linha tão tênue... com tantos riscos! 

Mas na uti neo-natal percebi com tantos casos mais complicados que o de vcs, o quanto tiraríamos de letra os dias que passassemos lá....
E assim foram nossos 20 longos dias de incertezas, angústias e alegrias... 
Lá vi as histórias mais emocionantes da minha vida... conheci o verdadeiro sentido da palavra SUPERAÇÃO e os verdadeiros valores da vida!

No dia da alta de vcs... a felicidade era imensa... e só queríamos sair correndo de lá.... nem foto na saída da maternidade vcs têm!
E assim ... nesse dia internacional da prematuridade, só gostaria de pedir a Deus que ilumine os bebês que se encontram internados em uma uti neo-natal e os seus pais prematuros! Que Deus lhes conceda força no caminho da tão sonhada e esperada alta hospitalar!


sábado, 10 de agosto de 2013

Primeiro dia dos Pais! Mensagem do Super-Paizão!

Oie...

Hoje passei por aqui para deixar uma mensagem de Dia dos Pais....
Na verdade é um texto do Super-Paizão! Uma mensagem escrita pelo meu maridão!

Já faz tempo que peço para o maridão escrever.... E olha que ele caprichou!
Inspiração vinda do seu primeiro dia dos pais!
Amor... Parabéns por esse dia! Obrigada por ter sido meu companheiro nessa empreitada! Hoje podemos comemorar junto aos nossos pequenos mais essa data especial! Obrigada por ser esse Super-Paizão!

E aí vai esse texto lindo e emocionante que meu amor escreveu...

Hoje recebi um presente que me fez chorar. Era de se esperar que receberia algo que me emocionasse, aliás é meu primeiro dia dos pais, mas esse presente não fora dos meus filhos e sim dos meus pais. Era um telescópio, e com cerca de 25 anos de atraso ele finalmente chegou para me dar mais uma lição e ajudar a refletir sobre o que é ser pai.



Passamos anos buscando a gravidez, sonhando em sermos pais, mas por mais que eu buscasse um motivo grandioso, e para Renata aquilo era o sonho de uma vida, pra mim parecia apenas conseqüência natural da vida, não me forçando a grandes reflexões. Até que veio a dificuldade.

Serei até certo ponto vulgar, mas não encontrei frase melhor para definir essa mudança brusca de atitude que ocorre com o ser humano: “quando o cú aperta, a mente abre”. Não sei quem foi o filósofo de banheiro que produziu tal genialidade, e foi assim que ocorreu comigo!
Diferentemente daquele que, por mais que esteja tentando engravidar, recebe aquela maravilhosa notícia, eu fui me tornando pai aos poucos. Sentimentos forjados na dificuldade. Maturidade suficiente para lidar com qualquer situação.

Nessa caminhada um pai e um pai-tentante (hoje pai) que foram verdadeiros exemplos e fontes de inspiração. O primeiro, segura a barra de ter filhas gêmeas com autismo. Um verdadeiro herói! O segundo, disposto a TUDO pelo sonho de ser pai, e Deus o recompensou. Por capricho do destino, os dois têm o mesmo nome.
Convivendo com esses seres iluminados, eu realmente aprendi muita coisa.

O amor por meus filhotes foi brotando aqui dentro de maneira tão natural. Foi como adolescente que se conhecem na escola, se apaixonam, aquela paixão vai virando amor... opa acho que misturei as histórias! A cada etapa que passava, seja do tratamento ou da gravidez, eu ia me apaixonando cada vez mais pelos meus filhinhos.

O nascimento, mesmo do modo turbulento que se deu, veio completar esse processo. Pronto, agora eu era realmente PAI. Isso é o que eu achava!
Foi como jogar um vestibulando numa turma de Doutorado, pois pulei do status de pai para o de PAI-DE-UTI. Reservo-me no direito de não comentar esse período, pois acho que ainda carrego sequelas desta guerra.

Com a chegada dos pequenos em casa, ai sim, eu poderia exercer na plenitude meu novo papel.

Não me contento em ser coadjuvante! Não sou “ajudante de mãe”, sou PAI! Sinto-me realizado a cada banho dado, a cada fralda cagada, a cada madrugada em claro... a recompensa vale muito a pena! É imensurável o valor de um sorriso de um filho no meio da madrugada, como se dissesse: obrigado Pai. Ás vezes ainda tem lágrimas que de teimosa insistem em cair nessas horas, mas quem falou que homem não chora.

Voltando ao telescópio, hoje sinto o que meu pai devia sentir naquela época em que eu era criança. Percebo que pior que a tristeza de uma criança em querer e não poder ter, é a do pai em não ter e querer dar. É uma pena que tenhamos que ser pais para aprendermos a ser filhos. Pai, obrigado por tudo que me deste mesmo sem poder. Amo você!

Hoje posso dizer com toda certeza que não preciso de mais nada para ser feliz.
Obrigado Renata pelos maiores presentes que eu poderia receber! Obrigado meus filhos, pois sem vocês não seria tudo o que sou hoje: simplesmente PAI.

Feliz dia dos Pais a todos os pais: naturais, de FIV, de UTI, do coração, tentantes... "

domingo, 12 de maio de 2013

Primeiro dia das mães!


Hoje comemoro o meu primeiro dia das mães e me sinto extremamente emocionada!
Como sonhei com isso....
Ano passado eu estava num misto de tristeza e esperança....
Estava triste por causa das minhas duas fertilizações in vitro anteriores terem dado errado.... achava que eu nunca conseguiria ser mãe... vivia com a angústia da incerteza... Porém também tinha muita esperança pois eu estava prestes a iniciar um novo tratamento, que deu origem aos maiores amores da minha vida!
O mês de maio nunca será esquecido.... Foi em Maio de 2012, que coloquei meus dois floquinhos de neve no meu útero.... Foi nesse lindo mês que eu engravidei!
Maio... mês de Maria! E mês de Lucas e Miguel! Foi nesse lindo mês que meus filhos me acolheram e eu os acolhi!
Nesse dia das mães, não estou mais somente no papel de filha... estou também no maior papel da minha vida, o papel de MÃE! Agora sou protagonista desse lindo dia!
Nesse dia das mães não estou mais com a melancolia que me acompanhou durante os anos em que tentava engravidar e não conseguia.... Hoje tenho uma felicidade, uma alegria que transborda o meu peito.
Lucas e Miguel, meus filhos maravilhosos, me transformaram... Hoje vivo para vocês meus filhos! Tenho a vida que tanto sonhei e me sinto privilegiada em ter sido escolhida para guiá-los nessa caminhada!
Olho para esses rostinhos lindos... de sorrisos largos e banguela e digo mais uma vez que tudo valeu a pena! Hoje tenho a vida que tanto sonhei e por que tanto lutei.
Que felicidade em poder comemorar esse dia!
Que felicidade em ter filhos perfeitos, saudáveis e lindos!
Nesse dia tão especial para mim, oro por todas as mães e também por todas que lutam para serem mães! Oro para que todas vocês que compartilham desse sonho, possam também torná-lo realidade, pois a maternidade é sim maravilhosa! A maternidade é muito melhor do que um dia eu imaginei!
É claro que é trabalhoso... mas é um trabalho tão bom.. tão gostoso... que nem sinto.
AMO estar com meus filhos! Amo ficar no ladinho deles brincando! Amo ser mãe de verdade!
Hoje me sinto completa com esse amor que transborda meu peito e irradia por todos os meus dias!
Nesse dia das mães, vejo os meus milagres aqui e fico a pensar como Deus pôde me dar tanto....
Deus foi realmente muito, mas muito bom comigo! Cada dia que se inicia é melhor que o anterior... É lindo ver a evolução dos meus pequenos... É emocionante ver cada sorriso... cada movimento.. cada brincadeira que eles inventam...

Ai meu Deus, só tenho a dizer uma coisa: OBRIGADA POR PODER COMEMORAR ESSE DIA DAS MÃES!