terça-feira, 25 de setembro de 2012

Contrações de Braxton Hicks ( ou contrações de treinamento)

Essa semana estou aprendendo a lidar com a tal contração de Braxton Hicks... e tentando também não enlouquecer com elas!



Cada vez que a barriga endurece, eu fico tensa... e fico prestando atenção se vai doer... quanto tempo dura... E sempre preocupada se está tudo bem com meus milagrezinhos!
Parece que inflam a sua barriga e a sensação que vc têm é que vai explodir!!

Ontem entrei em contato com a Percela, obstetriz do IPGO e falei sobre isso, pois no domingo e ontem, eu tive muitas dessas contrações e estava sentindo um peso enorme no baixo ventre.
Desde semana passada eles já me pediram para passar o Dactil-OB, remédio que evita contrações uterinas, para 8 em 8 horas, mas pelo visto ele não estava segurando muito não. Aí ontem ela decidiu aumentar a dose do Utrogestan. Eu estava colocando uma bolinha de manhã e outra a noite, e agora passarei a colocar duas bolinhas pela manhã e três a noite. Pelo que eu li na internet ( salve o Dr Google!! ), o uso da suplementação de progesterona, faz com que diminua os estímulos elétricos no tecido do útero e assim diminua essas contrações de treinamento.

Hoje já acordei bem melhor... Ainda não tive nenhuma contração pela manhã e também graças a Deus, não estou me sentindo mal como eu estava me sentindo ontem.

Que Deus esteja nos iluminando e ajude os meus pequenos a nascerem saudáveis no momento certo!

Vou colocar aqui embaixo, um texto que achei na internet sobre as Contrações de Braxton Hicks para que vocês entendam melhor.

Muitos beijos, Rê

"

O que são as tais contrações falsas, de treinamento ou de Braxton-Hicks? 

Lá pela metade de sua gravidez, às vezes até antes, você pode notar que os músculos do seu útero deixam sua barriga dura, o que dura de 30 a 60 segundos. Nem todas as mulheres sentem essas contrações, que surgem aleatoriamente e costumam ser indolores. 

Elas recebem o nome de contrações de treinamento, contrações "falsas" ou contrações de Braxton-Hicks, em homenagem ao médico inglês John Braxton Hicks, que as descreveu pela primeira vez em 1872. 

Os especialistas acreditam que elas sejam uma espécie de treino do corpo para o trabalho de parto. Alguns acham que elas colaboram para o processo de "apagamento" do colo do útero (que vai ficando mais fino) e para a dilatação. 

As contrações de treinamento costumam ser sentidas a partir de 16 semanas, ou bem mais tarde. Mas também é normal não sentir essas contrações nenhuma vez. 

Como vou saber a diferença entre as contrações de treinamento e as contrações de verdade? 

A maioria das grávidas de primeira viagem faz essa pergunta, e a resposta mais adequada, a que recebem dos médicos e de quem já passou por isso, chega a dar raiva: "Você vai saber quando for trabalho de parto de verdade". Mas eles estão certos. 

Veja as diferenças. 

Contrações de treinamento 
  • Acontecem só algumas vezes por dia, e não mais que duas vezes por hora.

  • Normalmente param quando você muda de atividade. Se você passou muito tempo sentada, levante-se e caminhe. Se ficou muito tempo de pé, sente-se ou deite-se.

  • São irregulares, não pegam ritmo. Ou, se pegam, é só por um período curto.

  • Não são muito compridas: duram menos de um minuto.

  • Não vão aumentando de intensidade.

  • Podem atingir só uma parte da barriga

  • Podem ser deflagradas pelos movimentos ou pela posição do bebê


Contrações do trabalho de parto 
As contrações verdadeiras são: 

  • Mais compridas: a barriga fica dura por mais tempo.

  • Mais regulares.

  • Mais doloridas.

  • Não param de vir. Cada uma que vem é mais forte que a outra, e o intervalo entre elas vai ficando cada vez menos.

  • Não melhoram se você mudar de atividade.

  • Atingem a barriga inteira e às vezes as costas

  • Não dependem da posição ou da movimentação do bebê


O ritmo é o mais importante, preste atenção nele. Sempre que perceber que está tendo várias contrações, marque o horário, para acompanhar o intervalo entre elas. 

E se as contrações de Braxton Hicks começarem a doer? 

À medida que sua gravidez avança, esse tipo de contração pode ficar mais intensa, e é possível que doa. Quando elas começarem a ficar mais fortes e frequentes, você pode até achar que o trabalho de parto começou para valer, mas o tempo passa e elas continuam irregulares em termos de intensidade, frequência e duração -- e podem até desaparecer completamente, levando você à loucura. 

São os chamados alarmes falsos. Se você sentir que suas contrações estão diminuindo ou se espaçando, provavelmente elas não passaram de contrações de Braxton-Hicks (ou falso trabalho de parto). 

Uma sugestão é usar as contrações de treinamento para praticar técnicas de respiração que vão ajudá-la no parto vaginal. 

O que eu devo fazer para aliviar o desconforto das contrações falsas? 

Muitas mulheres acabam notando que as contrações vêm com mais frequência quando elas fazem alguma atividade física, mesmo que seja tirar as compras do carro. Outras percebem que a bexiga cheia demais deflagra contrações de treinamento. 

Se as contrações estiverem incomodando você, faça o seguinte: 
  • Vá ao banheiro fazer xixi.

  • Mude de atividade. Se estava em pé, deite-se um pouco. Se ficou muito tempo sentada, levante-se e dê uma caminhada.

  • Tome um copo d'água.

  • Se ainda assim não melhorar, você pode tomar um banho morno.

Quando devo me preocupar com as contrações? 

Procure atendimento médico se: 

Para quem está com menos de 37 semanas 
  • Se a contração for acompanhada de secreção vaginal parecida com água ou sangue. Podem ser sintomas de rompimento da bolsa ou de problemas com a placenta.

  • Se sentir mais de três ou quatro contrações em uma hora, ou se elas estiverem vindo em intervalos regulares. Pode ser sinal de trabalho de parto prematuro.


Para quem está com 37 semanas ou mais 
Você só precisa procurar o médico quando suas contrações durarem cerca de 60 segundos cada uma e acontecerem a um intervalo de cinco em cinco minutos, tirando as mulheres com histórico de parto rápido ou que morem muito longe do hospital. Nesses casos, é melhor procurar orientação se as contrações estiverem regulares, independentemente do intervalo. "

9 comentários:

  1. amiga, em nome de jesus tdo já deu certo.
    procura descansar tha?
    abraços!

    ResponderExcluir
  2. Eu estou sentindo,e ainda nao me incomoda, e adorei o artigo, e ficar sabendo mais...bjkas de carinhoooo

    ResponderExcluir
  3. Oi Rê, já tinha ouvido falar nessas contrações, mais não sabia que elas poderiam iniciar tão cedo, muito bom esse post.
    Li que você passou de 2 pra 5 bolinhas de utrogestam por dia, mais elas são de 100 ou 200 mg?, e esse Dactil-OB é igual a Inibina?, gostaria de saber pro caso de eu vir a precisar, pelo que você conta a equipe que cuida de você é muito boa, e é muito bom que você compartilhe com a gente, pode nos ajudar e muito, obrigada.
    Beijinhoss..

    ResponderExcluir
  4. O RENATITA TE DESEJO MELHORAS VIU...FIQUE TRANQUILA QUE LOGO LOGO VC VAI TA BEM MELHOR...QUE DEUS ABENÇOE VC E SEU MILAGRINHO SEMPRE SEMPRE..XAUZINHO BJKSS FIQUE COM DEUS

    ResponderExcluir
  5. ola renata, olha fique tranquila, pois se Deus lhe permitiu chegar ate aqui, Ele nao vai te abandonar no meio do caminho querida,pois o Pai do Céu quando nos concede algo que lhe pedimos com fé, é smpre o melhor,seus bebes nascerao saudaveis e no tempo certo viu, confie.ah! gostaria de saber se vc ainda esta fazendo uso da heparina subcutanea? bjx.aldeiza

    ResponderExcluir
  6. Oi Rê, fica bem viu!! Torcendo que tudo continue dando certo!

    Bjao!

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei o blog *.*
    Fique tranquila vai dar tudo certo :D
    Estou seguindoo
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Amiga, acabei de conhecer o seu blog. ADOREI! Simplesmente maravilhoso. Parabéns
    Já a estou seguindo, visite o meu blog, e se gostar...siga..
    http://mundodomeudani.blogspot.pt/
    Parabéns pelos seus milagrezinhos. Bjokaas

    ResponderExcluir
  9. Oi, que resultado deu tudo, teve seu bebe antes da hora? Estamos em 2014, estou na semana 28, repouso desde semana 25, pelasuitas contracoes de teinamento, super indolores mas as vezes 15 por dia... Inibina 3x e ultragestan via oral 2x por dia... Me escreve por email que deu tufo certo pra vc? Fico mega nervosa e isso acho q piora tudo... Tirando a dor nas costas por estar ha um mês so deitada do lado esquerdo ... Marianaverani@gmail.com , obrigada, vai fazer dia boa ação do dia me escrevendo...

    ResponderExcluir