domingo, 11 de dezembro de 2011

Videohisteroscopia – Iniciando preparação para a 1a FIV – 13 de julho de 2011

No dia 13 de julho, lá estávamos nós para o primeiro passo da nossa 1a FIV, a vídeohisteroscopia diagnóstica com biópsia do endométrio. A vídeo-histeroscopia com biópsia, deve ser feita entre o 21° e o 26° dia do ciclo. O Dr Arnaldo quis que fizéssemos no 21° dia, pois eu iria fazer o protocolo longo nesta 1a FIV, e com isso deveria iniciar o bloqueio com Synarel neste dia.

Uma avaliação da cavidade uterina é recomendada nos tratamentos de infertilidade, principalmente antes dos programas de fertilização in vitro, pois ajuda a afastar alterações como pólipos, miomas, septos ou aderências que podem impedir a implantação dos embriões. O melhor exame para essa investigação é a vídeo-histeroscopia (visualização da cavidade uterina por um endoscópio), que, além de diagnosticar as alterações citadas, pode, por uma biópsia, identificar outros problemas que podem prejudicar o processo de colocação de embriões. O próprio ato da biópsia do endométrio pode, por si, melhorar a chance de implantação bem-sucedida, mas permite ainda outros diagnósticos como a endometrite e as células NK, que dependendo da porcentagem encontrada, prejudicariam a implantação do embrião.

A biópsia de endométrio é um procedimento minimamente invasivo, que dura cerca de 10 minutos e geralmente é indicado para diagnóstico de infertilidade ou de câncer. A técnica pode ser usada também para tentar aumentar taxas de gravidez, e há várias razões para que ela seja indicada. É realizada ao final do exame de vídeo-histeroscopia diagnóstica, por técnica indolor e com uma cânula especial idealizada no IPGO. Essa cânula é inserida pelo interior do próprio instrumento, sem tocar a paciente, até próximo ao fundo uterino. Cria-se, então, uma sucção com um êmbolo e, em seguida, com um movimento suave, rotatório e para trás num raio de 2-3 cm dentro da cavidade, mas sem se aproximar do colo uterino, retira-se o material endometrial para ser encaminhado para análise. ( Fonte: http://www.ipgo.com.br/video-histeroscopia-e-a-biopsia-do-endometrio/ )

Bom, então lá estava eu pronta para começar.... Chegamos ao IPGO cedo, 1hora e meia antes do horário marcado, eu estava nervosa e preocupada. Já haviam me alertado na clínica para ir bem alimentada, e que depois do exame eu poderia ter um pequeno sangramento e sentir cólica e dor nos ombros. Dor nos ombros??? Eu me perguntava o mesmo que todos devem estar se perguntando: O que tem a ver a vagina com os ombros??? E eu e o maridão rimos um bocado com isso. Acho que ela se revoltou com os meus risos e apareceu muito forte depois do exame. Hoje digo que eu não devia ter rido da dor nos ombros!! Não deveria ter subestimado a força da dor no ombro!!rsrsrsrs

Bom, o exame é dolorido... Na verdade achei mais dolorido que a histerossalpingografia. Sangrei bastante na hora do procedimento, mas logo depois ficou saindo só um pouquinho. Ainda durante o exame, senti cólica e muita, muita dor no ombro. O Dr Arnaldo me explicou que a dor no ombro ocorre por causa do gás que injetam na cavidade uterina para permitir a visualização do canal cervical, cavidade uterina, orifícios tubários e as patologias desses locais. E depois pesquisando, descobri que a dor nos ombros é sinal da presença de gás sobre o diafragma. A dor no ombro e a cólica foram diminuindo, mas permaneceram lá até a hora que fui dormir.....

Quando saí do exame, saí pálida, achei que ia apagar ali mesmo, as assistentes do Dr Arnaldo me sentaram, trouxeram água... O maridão ficou me segurando...Aí eu fui melhorando... Fui me sentindo melhor... E aí fomos para o próximo passo...

O Dr Arnaldo optou pelo protocolo longo na 1a FIV, eu iria fazer o bloqueio prévio. Usaria o Synarel , desde esse dia, 21º dia do ciclo anterior à indução da ovulação, até um dia antes da coleta dos óvulos. As assistentes começaram a me explicar como o usar o Synarel...E daria uma borrifada dele em uma das narinas pela manhã e na outra narina a noite.

O Bloqueio dos hormônios consiste no bloqueio do funcionamento dos ovários. Com esta conduta o médico têm o controle da função ovariana, não havendo perigo de ocorrer ovulação antes da hora programada de colher os óvulos. Esse medicamento irá fazer um bloqueio diretamente na hipófise.

Bom, nesse mesmo dia iniciei as aplicações do Synarel... E o próximo passo seria aguardar a menstruação chegar e aí nesse 1º dia, eu deveria ligar para o IPGO agendando para o 3º dia do ciclo o meu primeiro ultrassom...

8 comentários:

  1. Re adorei seu blog. Me ajudou muito viu! Parabéns ficou show de bola. Isso é uma doação de coração a todas as mulheres que passam por isso! Lindo demais! Beijão
    Fiona10

    ResponderExcluir
  2. Olá me chamo Adriani, mas pode me chamar de Adri..Adorei muito o teu blog, aprendi muito...Vc é uma guerreira e vai conseguir realizar o teu sonho...Estou tentando engravidar a 1 ano e fui diagnosticada com hipotireoidismo secundário e SOP...Começei a indução com clomid e ultra seriada...Respondi bem ao uso do clomid, mas não houve a fecundação...Estou indo para o segundo ciclo...Mês que vem marido fará espermograma e eu histerosalpingografia...Estamos indo por etapas..Além de estar carregando esta dor de não estar conseguindo engravidar, carrego a dor de perder a minha primeira filha a 1 ano e 2 meses atrás com 40 semanas e 5 dias de gestação, por circular de cordão...Espero trocar muitas idéias e renovar minhas esperanças aqui...Beijoss e torço por vc...

    ResponderExcluir
  3. Oi Adri... Adorei a sua vinda aqui no meu cantinho!! Seja bem vinda, e com muito carinho!
    Sinto muito pela perda da sua filhinha. Nem imagino quanta dor vc deve ter sentido, e ainda sentir!
    Que ela esteja ao lado de Jesus, iluminando a sua vida, querida!
    Que Deus possa te abençoar com um(a) lindo(a) irmãozinho(a) dela!
    E que esse milagrezinho chegue logo, no tempo certo de Deus!
    A dor da infertilidade é realmente muito difícil de carregar! Mas com fé e força, um dia essa dor dará lugar a uma imensa felicidade de ter os nossos bebezinhos fortes e saudáveis nos nossos braços!
    Espero agregar alegria e força na sua luta!
    Venha sempre fazer uma visitinha aqui para mim!!
    sinta-se acolhida!
    Muitos beijinhos, Rê

    ResponderExcluir
  4. Adri..Adorei o seu blog me ajudou muito eu tbm sou paciente do Dr. Arnaldo,passei por esse procedimento da Video Hispteroscopia com Biopsia,senti a mesma coisa que vc,tbm ñ entendi na hora a dor no ombro.. Que Deus nos ajuda nessa nossa jornada..!!Só a gente sabe das nossas lutas p realizar esse nosso sonho,mais vai dar certo,amém..

    ResponderExcluir
  5. Essa é a minha teceira tentativa,mais agora estou muito confiante com Dr.Arnaldo,ele tá me passando muita confiança,somos futuras mamães 2012.

    ResponderExcluir
  6. Oi Renata ! Li tudinho e aguardo ansiosa para o dia 23 de Novembro agora...vai dar tudo certo :)
    Muito obrigada pelas dicas e pelo Carinho !!!
    beijinhoss

    ResponderExcluir
  7. oi,meninas, boa tarde pra vcs, estou aqui pra incentivar vcs a não desistirem, pq eu não vou desistir de realizar meu grande sonho de ser mãe, eu no momento ja passei por essa fase de histerossalpingografia, videohisteroscopia, entre outros exames laboratorias , e bacteroscopia, pra saber se tinha alguma doença, e graças ao bom deus não tenho nada e posso sim engravidar,é apenas falta de tempo, estress, muita pressão , de pessoas a nossa volta que fasem de tudo pra que vc não realize o inevitavel, que é ser feliz e como isso incomoda, sabe como é nhé , beijocas pra vcs, e boa sorte . caroline rodrigues( rio de janeiro)

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog! São informações bastante valiosas para toda mulher que procura engravidar. Encontrei algumas informações interessantes sobre inseminação artificial em São Paulo. Espero que gostem! :)

    ResponderExcluir