segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

1ª Fertilização in vitro (continuação)

Bom... No dia seguinte recebemos a ligação da Patrícia, embriologista do IPGO, que nos falou que dos nossos 3 óvulos maduros, somente 1 fertilizou.... Nesse dia choramos muito, muito mesmo.... Mas depois tomamos fôlego e pensamos que se esse embriãozinho não havia desistido, nós também não desistiríamos. 
Na segunda, dia 08 de agosto, recebemos notícias do nosso bebe herói... Ele estava se desenvolvendo bem e foi considerado " bonito"... E nesse momento chorei de emoção e orgulho dele... Já lutava contra as estatísticas, assim como seus pais sempre lutaram a vida inteira. Se ele estava lutando, nós tínhamos que acreditar nele!!!
E lá fomos nós, no dia 09 de agosto, para trazer nosso embriãozinho para o ninho, fomos para a TRANSFERÊNCIA DO NOSSO EMBRIÃO.
TRANSFERÊNCIA DO EMBRIÃO PARA O ÚTERO
A paciente deverá comparecer ao laboratório especializado no horário pré-determinado e sem obrigatoriamente estar em jejum. Sem necessidade de anestesia, é introduzido um pequeno cateter pela vagina em direção ao colo do útero até atingir a cavidade uterina É um momento nobre e delicado. A transferência de embriões deve ser da maneira menos traumática possível. A passagem do cateter deve ser um movimento delicado, pois as chances de gravidez têm muita ligação com este momento. Trata-se de um procedimento simples, mas que exige tranquilidade, um bom relaxamento da paciente e experiência do médico. Após essa etapa, a paciente deverá ficar deitada na mesa ginecológica por cerca de 20minutos, retornando posteriormente para casa com atividades físicas limitadas e orientada com as devidas medicações. Atualmente com a alta tecnologia dos laboratórios em identificar os melhores embriões, o numero de embriões transferidos, raramente ultrapassa a dois.   ( Fonte: http://www.ipgo.com.br/fertilizacao-in-vitro-bebe-de-proveta-icsi/ )


Vi exatamente a imagem do meu embrião sendo colocado no meu útero. Nesse momento falei para que ele fosse com Deus lá pro seu cantinho e que tentasse de tudo para permanecer lá sadio por nove meses....
Foi a minha primeira FIV. Não sabia o que esperar, não tinha idéia de como seria nem de como estaria. Mas foi um momento lindo, mágico!

Fiz a acupuntura antes e depois da tranferência e acredito que isso me auxiliou a ficar mais calma... Além de aumentar as chances de sucesso!!

Foram  momentos extremamente especiais... O meu marido estava ali no cantinho do centro cirúrgico e o meu médico nos mostrou no monitor a minha bexiga, o útero e o cateter que iria injetar o líquido com o embrião. Aí o Dr Arnaldo pediu silêncio no centro cirúrgico e a embriologista abriu a janelinha e falou: " Renata aqui está seu embrião. Boa sorte!! " . Comecei a chorar nesse momento, porque ali dentro daquela amostra estava meu bebezinho...E eu estava ali indo buscá-lo! Depois, a emoção aumentou no exato momento em que o meu médico me mostrou no ultrassom onde colocaria o embrião, e aí ele avisou: " Renata, vou começar a colocá-lo no útero..." E eu pude ver uma manchinha branquinha na tela... Ali estava o meu bebê...Já dentro do meu útero!! E eu só consegui dizer: " Vai com Deus, meu filho. Que Deus te abençoe..." Em seguida iniciei uma série de orações para o meu bebezinho...Eu me senti tão feliz! Tão abençoada por estar vivendo aquele momento!!

Fiquei em SP, em repouso absoluto no hotel por 24 horas!! Depois retornamos para casa e eu bem deitadinha no banco de trás do carro.

Nos dias que se seguiram, fiquei de repouso quase absoluto. Só retornei ao trabalho no dia 16 de agosto, mas permanecia de repouso a maior parte do tempo. 

Fizemos todas as dosagens hormonais de Estradiol e Progesterona ( no 4º e 8º dia depois da transferência), elas estavam normais, a progesterona que na dosagem do 8º dia, estava um pouco baixa, fazendo com que tivéssemos que aumentar a dosagem do Utrogestan.

Meu Beta HCG, exame de gravidez, estava marcado para dia 20 de agosto. Mas no dia 19 de agosto, não aguentei esperar e fui fazer o exame, e NEGATIVO!!! HCG quantitativo = 0,4.....

Nesse dia, pensei que meu mundo tinha acabado!!! Foi um dos dias mais tristes de toda a minha vida!!! Chorei, chorei muito!!! Soluçava!!! Afinal eu já havia imaginado tudo... Como eu iria comemorar a notícia, qual carrinho de bebê eu iria comprar, roupinhas,..... E agora eu não tinha mais bebê dentro de mim!!! É uma sensação que só quem já fez uma FIV e quer tanto um bebe sabe explicar!!
Mas tentei ser forte... Não queria parecer derrotada aos olhos de ninguém... E também não queria que ninguém sentisse pena de mim... Chorava...MAs sempre escondida nas madrugadas... 

Meu marido foi maravilhoso!!! Me falou para chorar bastante e depois levantar a cabeça e me preparar para a próxima, pois tinhamos perdido a batalha e não a guerra. E que tinhamos ido ao IPGO não para uma tentativa única, mas sim para eu sair de lá grávida!! Com isso me senti forte... Muito forte... Pois tinha ele ao meu lado.... 
Sofri muito nos dias que se seguiram... Mas sofri calada.... Sofria o luto da perda do meu filho que nunca nasceu... Hoje sei que deveria ter me aberto mais, acho que seria mais fácil!!! Mas fui superando... Fui amansando minha dor... Também pensava que se Deus havia me feito passar por essa dor, é por que eu precisava passar por ela para evoluir e que se ele me deu isso, é porque eu aguentaria passar!!!

4 comentários:

  1. Estou passando exatamente pelo que vc tem passado, muitos anos tentando,sempre negativo. 1 fiv e uma tec negativa, só Deus sabe como está meu coração. Vc tem toda razão, só quem passa por isso sabe o que é. Chorei com o seu relato. Dói e dói muito. Aguardo o restante da sua linda historia e que vc consiga seu positivo! Não desista Guerreira!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por todo o apoio e força!!!
    Sabemos o quanto é difícil passar por essas derrotas e ressurgir das cinzas, prontas para a próxima FIV e cheias de esperanças!!! Não devemos desanimar nunca!! Pois a felicidade está na luta.... Lutando nos aproximamos do nosso sonho! Que Deus possa sempre iluminar a todas nós que passamos por essa provação nesta vida!! Sejamos persistentes que Deus nos retribuirá com nosso pequeno milagre!!

    ResponderExcluir
  3. Filha, realmente vc poderia se abrir mais... e eu estava ali e impotente, mais estava ali e agora sabendo que vc sofria calada. Meu amor nós estamos juntas nesta guerra, eu te amo demais e quero repartir com vcs todos os momentos dificéis e de sucesso. Realmente vc é uma guerreira, mais tenho certeza que venceremos esta batalha!! Seu marido é um amor, ele está certo vamos lutar e só terminar quando vc engravidar se Deus quiser!!! Amo vcs com todas as forças do meu coração!!!! bjs

    ResponderExcluir
  4. As técnicas de fertilizacao in vitro estão melhorando, mas realmente é muito frustante quando não dá certo logo de inicio. A mulher se sente arrasada. Adorei o blog. Parabéns! :)

    ResponderExcluir