segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dicas para os primeiros dias cuidando de gêmeos

Oie....

Ok..ok... não pude cumprir o prometido... mas tivemos alguns contratempos por aqui... férias escolares... viagem... e uma internação de urgência do Lucas por causa de um furunculo infeccionado no joelho ( assunto para um outro post... ), mas graças a Deus o pequeno se recuperou... as aulas voltaram... e eu estou tentando voltar a rotina e então voltar ao prometido...voltar a escrever semanalmente...

Então... surgiu a dúvida: Por onde retomar? O que escrever primeiro?
Aí uma amiga que fiz nesse mundo blogueiro, a Gaby, que está internada segurando um pouco mais a duplinha dela no forninho, me escreveu pedindo que eu fizesse um post sobre dicas nos primeiros dias cuidando de gêmeos e então vamos lá.......



1- A dica principal é : MANTENHA UMA ROTINA

Com dois bebês em casa necessitando de cuidado, de carinho e atenção.... se você não estabelecer uma rotina você vai pirar na batatinha....

Têm que ter a hora do banho... das mamadas... do banho de sol.... tudo certinho...

Aqui como os meninos ficaram internados 20 dias na UTI, acabamos seguindo a sequência e a rotina que já tinham no hospital

De 3 em 3 horas seguíamos a mesma sequência:

1º Troca de fralda - Trocávamos as fraldas deles antes de cada mamada, dessa forma diminuíamos a chance de choro porque a fralda estava cheia de xixi.... e só trocavamos a fralda entre uma mamada e outra, caso tivessem feito cocô....
2º Mamadas- não amamentei eles em livre demanda e não me arrependo...Só quem tem gemelares sabe o quanto cansativa é a rotina dupla... e amamentar suga muito sua energia e você ainda tem que ter muita força para o dia e noite intensos... então eles mamavam de 3 em 3 horas dia e noite... mas só de 3 em 3 horas... no início em casa, mesmo já acostumados com a rotina da UTI, eles choravam entre uma mamada e outra parecendo que estavam com fome, mas como mamavam muito bem na hora das mamadas acho que era mesmo cólica ( vou falar um pouquinho mais sobre cólica e mamdas mais embaixo), então nessas horas de choro eu colocava a chupeta... deva um colinho.. passeava um pouco com eles pela casa e esperava a hora da outra mamada.
3º Colocar para arrotar - Logo após as mamadas colocávamos eles para arrotar... mas como eles tinham refluxo, ficavamos pelo menos 30 minutos com eles no colo em pézinhos para evitar que vomitassem...

BANHO- O banho era sempre dado a noite, lá pelas 21:30 para relaxarem um pouco e a grande maioria das vezes era o papai que dava ... O papai dava banho no primeiro e eu pegava do banho e arrumava... e enquanto isso o papai já estava dando o banhinho do segundo...

BANHO DE SOL - sempre ficavam pegando um solzinho em cima de um colchonete em um cantinho do meu quarto lá pelas 8:30- 9:00 da manhã... 15 minutinhos de frente e 15 minutinhos de bruços...

2- ACEITE AJUDA E DIVIDA TAREFAS

Aqui pude contar com a ajuda da minha mãe nos primeiros 3 meses dos meninos e eu e meu marido compartilhamos todos os cuidados com os meninos.
Sempre digo que a única coisa que meu marido não fez foi amamentar, do resto fazia tudo. Com germelares não dá pra ter aquela história de que o pai não tem licença e precisa trabalhar, e chega em casa cansado... quando o pai chega do trabalho a mãe já está num estresse danado da rotina do dia e se ele não colocar a mão na massa e der uns minutinhos de folga para a mãe, vai ficar muito complicado... tem que entrar na dança de verdade!
Então não adianta.... papai e mamãe zumbis o dia todo.... pq sempre que o Bruno estava em casa e nas mamadas da noite eu dava peito pra um e o Bruno dava mamadeira para o outro....

A minha mãe me ajudava na hora das mamadas do dia e com as coisas da casa ( comida, lavar roupinhas, passar,.... ). Na época, eu tinha a diarista 2 vezes por semana, mas mesmo assim ela não dava conta de tanta roupinha pra lavar e passar... então minha super mãe me dava uma super bola em tudo.

Ajuda é essencial principalmente nos primeiros meses! Peça ajuda... e se programe para isso!

3- SONO

Sempre que os bebês dormirem ou se tiver alguém para olhar eles para você, DURMA!!
Gente... amamentar suga toda a sua energia... e ainda no meu caso, que nasceram prematuros e com baixo peso, o pediatara pedia para não pular nenhuma mamada da noite... então eles mamavam de 3 em 3 horas, 24 horas por dia.... então não existia dia ou noite.. existia somente intervalos entre mamadas.... Eles mamaram de 3 em 3 horas até o quinto mes de vida quando começamos a espassar as mamadas noturnas... até que com 7 meses eles já não mamavam mais a noite ( mas ainda acordavam querendo um colinho.... acordam até hoje... kkk )


4- LIVRO DE ANOTAÇÕES

Uma outra amiga blogueira, a ANA, mãe dos lindos gêmeos Manuela e Antônio me enviou um arquivo de um livro de anotações diárias para fazer com meus gêmeos e te digo que foi muito... muittooooooo útil, principalmente nos primeiros meses... lá eu anotava tudo e na hora de ir para o pediatra era só levar comigo que eu podia responder a todos os questionamentos dele...
Porque você perde a noção de quem tinha feito cocô... quem tinha mamado em que peito ou qtos ml de mamadeira cada um tinha tomado....  cansada... sem dormir... você não se lembra nem o que comeu no dia anterior, muito menos de todos os detalhes de cada um....
Quem quiser cópia do arquivo é só enviar e-mail para guiaparacegonha@gmail.com que eu envio cópia.

5- AMAMENTAÇÃO

Antes que eu seja crucificada porque dei mamadeira também para os meus filhos ou porque não amamentei no peito em livre demanda, já informo que cada caso é um caso. No meu, eu tinha dois bebês que nasceram prematuros, com baixo peso, e a orientação que segui foi dada pelos pediatras dos meus filhos tanto o da UTI quanto pelo pediatra que acompanha eles até hoje e para o meu caso deu super certo.

Como falei eu só amamentava de 3 em 3 horas, mas essa rotina seguia 24 horas por dia , dia e noite.

E eu amamentava alternadamente... o que quer dizer isso??
Exemplo: Na mamada 1, o Lu mamava peito o quanto quisesse e o Mi mamada mamadeira (ás vezes com meu leite que eu tirava na bombinha e na maioria das vezes com o complemento que no caso deles foi o Enfamil). Na mamada 2, eu trocava o Lu mamava mamadeira ( também a maioria das vezes de complemento ) e o Mi tinha o peitão todinho dele...

Esse esquema me propiciava poder dar atenção a quem estivesse no peito, tendo um contato mais calmo, sem estresse e sem correria para amamentar.
E enquanto eu dava peito para um, a minha mãe ou meu marido davam mamadeira para o outro.

E na outra mamada trocava...

Assim eles foram pegando peso... de pouquinho em pouquinho...
E outra dica que dou é antes de dar o peito para o baby, tirar um pouco do leite inicial na bombinha... assim quando o neném começa a mamar o leite que já está no seu peito é o leite mais "gordo", menos " aguado" ... dessa forma se ele cansar rápido de mamar, ele já pegou o leite que precisava.

6- CÓLICA

Lá em casa tinha a " hora do pânico"!!! kkk
Fim de tarde, lá pelas 18 horas, começava o chororô de cólica.... era uma berração só... dá muita dó dos pequenos...
Então lá pelas 17 horas eu já lanchava, tomava um banho e me preparava para os momentos de caos...kkk
Quando via que estavam com cólica seguia os seguintes passos que o pediatra orientou:
1º - colocava deitado em cima da minha barriga, o corpo a corpo aquece a barriguinha deles e costuma melhorar um pouco o incomodo
2º - caso não adiantasse, adianta e dava um banhinho morno...
3º - caso nada tivesse adiantado dava o anti-gases, que no meu caso usavamos o Milicon

E nessas horas eu usava e abusava das chupetas que pelo menos acalmava um pouco os pequenos...


E acho que é isso... pelo menos foi isso que lembrei agora, 3 anos depois....kkk
E de resto muito amor.. muito denguinho para os pequenos....
Se eu lembrar de mais alguma coisa faço outra postagem complementando....



6 comentários:

  1. Amiga, ter gêmeos é punk. Deus manda pra quem consegue. Vc é uma super mãe e tem um super marido. Parabéns por tudo!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Amiga, ter gêmeos é punk. Deus manda pra quem consegue. Vc é uma super mãe e tem um super marido. Parabéns por tudo!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eu imagino que cuidar de gêmeos è um pouco mais difícil,eu mesma ficaria louca kkkk
    Mas é extremamente recompensador e bom ser mãe de dois ao mesmo tempo.
    Um super beijo!
    http://simplesedocebyleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu como super vovó, tentei ajudar como podia, e foi muito gratificante, ver nossos pequenos guerreiros, evoluindo, meus filhos (Bruno e Renata) eram incansáveis, lindo de ver a dedicação e o amor, cuidavam juntos como até hj, e eu dava o apoio, hj qd vejo nossos pequenos, espertos, falantes, Adoram cantar, dançar, fazer bagunça (claro isso é mais que normal), se abraçarem, brigarem, enfim tudo que têm direito,e um pouquinho mais, afinal dois e normal, fico super feliz, e vejo que todos os dias sem dormirem, cansados valeu muito a pena. Amo meus netos incondicionalmente, amo meus filhos e tenho muito orgulho dos país que se tornaram. Sigam as dicas, deram super certo. Vovó Coruja.

    ResponderExcluir
  5. Eu como super vovó, tentei ajudar como podia, e foi muito gratificante, ver nossos pequenos guerreiros, evoluindo, meus filhos (Bruno e Renata) eram incansáveis, lindo de ver a dedicação e o amor, cuidavam juntos como até hj, e eu dava o apoio, hj qd vejo nossos pequenos, espertos, falantes, Adoram cantar, dançar, fazer bagunça (claro isso é mais que normal), se abraçarem, brigarem, enfim tudo que têm direito,e um pouquinho mais, afinal dois e normal, fico super feliz, e vejo que todos os dias sem dormirem, cansados valeu muito a pena. Amo meus netos incondicionalmente, amo meus filhos e tenho muito orgulho dos país que se tornaram. Sigam as dicas, deram super certo. Vovó Coruja.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já li seu blog inteiro e ele me deu muita esperança.
    Irei fazer minha FIV na IPGO e recentemente descobri que tenho alteração no gene C677 - Heterozigoto, ainda não falei com minha medica mais ao que tudo indica terei que usar anticoagulante. Ver seu histórico de sucesso me tranquiliza muito, gostaria de saber se tem alguma dica.
    Obrigada!

    ResponderExcluir