segunda-feira, 21 de maio de 2012

Artigo que amei... - " Transferência de Embriões congelados em ciclo natural aumenta a taxa de gravidez"

Obrigada a todos pelas lindas mensagens que deixaram para mim!
Essa força de vocês está irradiando em mim e estou cheia de pensamentos positivos, cheia de fé!
Obrigada mesmo!!


Hoje comecei o dia, reservando hotel em SP para sábado e encomendando os medicamentos que faltam...
Estou tranquila e confiante!
Deus estará ao meu lado me iluminando e me ajudando, seja o que tiver que ser!
E eu torço muito para que seja a minha hora!

Eu olhando aqui e ali, achei um artigo do meu querido médico Dr Arnaldo, que me encheu de esperanças...
E resolvi colocar aqui para vocês. Pode ser que ajude alguém!

Muitos beijinhos, Rê


" Transferência de Embriões congelados em ciclo natural aumenta a taxa de gravidez

Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi

Dr. Rogério Leão
 
Com as regras mais restritivas quanto ao número de embriões transferidos e o avanço nas técnicas de vitrificação de embriões, tem-se crescido muito o número de embriões congelados. Frente a isso, muito tem se discutido a respeito da melhor forma de preparar o endométrio para receber estes embriões após o descongelamento (1).
Existem várias formas de preparar o endométrio: através de estrógeno exógeno, estimulação ovariana com gonadotrofinas ou ciclo natural (sem medicação). Um estudo antigo realizado por Loh et al, em 1999, em Singapura, já demostrava que embriões descongelados transferidos em ciclos naturais apresentavam uma taxa de gravidez maior do que ciclos com hormônios exógenos (2).
Estudos mais recentes vem confirmando esses achados. Mozorov  et al, em 2007, em estudo realizado em Nova Iorque (EUA), tiveram 36.76% de gravidez em ciclos naturais de transferência de congelados, para 22.99% de gravidez com reposição de hormônios. Foi observada ainda uma maior espessura endometrial no ciclo natural, com uma menor concentração de estradiol no sangue. Nas pacientes que engravidaram, o nível de estradiol foi menor que nas que tiveram falha, mostrando que o estradiol em excesso talvez atrapalhe a implantação (1).
Ano passado, um novo estudo avaliando 648 ciclos de transferências de congelados, na Coréia do Sul, também observou maior taxa de gravidez em ciclos naturais (41,9%) contra 30,4% em ciclos com hormônios, além de maior taxa de implantação. Não houve diferença na espessura endometrial ou nível de estradiol (3).
Em 2012, foi publicado um novo estudo, realizado na França, que mostrou esse mesmo resultado. Comparando o ciclo natural com ciclo com estrógeno ou estimulação ovariana com gonadotrofinas, observou uma taxa de gravidez superior no ciclo natural (20,49% contra 13,04% e 11,32% nos outros grupos).
Apesar dos bons resultados, ressaltamos que o ciclo natural para transferência de embriões só pode ser tentado se a paciente apresenta níveis hormonais normais e ciclo regular. Além disso, exige-se um controle mais rigoroso de ultrassom e dosagens hormonais.
Nos casos emque é possível, o ciclo natural é uma boa opção para aumentar a chance de implantação e gravidez nos ciclos de transferência de embriões congelados. "
 

8 comentários:

  1. Já é a sua hora, receba pq é teu, amiga !!

    bjão,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Mima!! Recebo com o maior amor do mundo!
      Obrigada pelo carinho!!
      Beijos, Rê

      Excluir
  2. Rê eu tinha pensado em tentar uma transferência com ciclo natural, mais infelizmente meu ciclo não é regular, mais mesmo assim vou falar com meu médico.
    Obrigada pela dica, Bjss..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sil queridona!!
      Pode deixar que sempre que tiver dicas, compartilho com vocês!
      Ás vezes o que é melhor em um caso pode não ser no outro, amiga! Tenho certeza que seu médico vai saber escolher o melhor caminho para o seu caso!
      Beijinhos, Rê

      Excluir
  3. Tõ sentindo que dessa vez vai! Te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Deus quiser essa é a hora, meu amor!!
      Obrigada por sempre estar tão atento aqui no meu cantinho, que é também seu!
      Te amo mais que tudo!

      Excluir
  4. Rê,
    Meu médico também sempre se mostrou bem confiante com os resultados do ciclo natural. Ele diz que para algumas mulheres os hormônios de preparo do endométrio o deixam prejudicado, o que não acontece no ciclo natural.
    Tenho certeza que chegou a sua vez!
    Procure continuar assim, tranquila e confiante, porque isso ajuda e muito, viu? O emocional é super importante nessa hora!
    Estou rezando por você!
    E obrigada pela assiduidade lá no nosso cantinho! Eu e Lipinho estamos adorando sua companhia! =]
    Beijão!

    http://nossomundocomfelipe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, achei aqui seus relato. Obrigada por compartilhar. Você ainda se lembra da medicação que tomou na transferência do ciclo natural? Lembra quais vitaminas, hormônios etc tomou?

    ResponderExcluir